Descrição
Catálogo Granitos Nacionais
Granito Nacional – Azul Norueguês
O Granito é uma rocha formada por um conjunto de minerais, todavia sua composição é basicamente a seguinte: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortóclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores, dentre elas: avermelhada, rosada e creme-acinzentada; e a Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.
As cores de granito mais encontradas na natureza são as de tons cinzento e avermelhado, contudo encontram-se nas cores: branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom. Além disso, os granitos podem apresentar minerais como: anfíbolas (hornblenda), piroxenas (augite e hipérstena), olivina, zircão, dentre outros.
Características do Granito
Rocha ígnea (formada pelo resfriamento de magma derretido);
Alto grau de dureza;
Cristalino;
Coloração variada.
Estabilidade térmica
Algumas pedras são afetadas pelo ambiente e mudam a temperatura para se igualar à temperatura ambiente. É aí que o granito é único. Ele é muito termicamente estável, o que significa que não é afetado pelo ambiente. Mesmo que haja uma drástica mudança de calor ou de frio, o granito resiste à erosão pela temperatura. A habilidade do granito de resistir às mudanças de temperatura também é um indicador de outra propriedade da rocha que a torna um material de construção popular — sua impermeabilidade à erosão química e manchas.